Brincar é a atividade que caracteriza tipicamente a infância, na busca de relacionar-se com a realidade do mundo. Nisso, porém, a criança pequena depende inteiramente das oportunidades que o adulto lhe proporciona para esse fim; e quanto mais lhe for possibilitado o exercício do brincar criativo, isento de artefatos inteiramente prontos e tecnológicos, mais ela poderá desenvolver um conhecimento direto e sensato do mundo, lidando com os materiais naturais e suas peculiaridades. Vale lembrar, aqui, que a criança percorre o mesmo caminho percorrido historicamente pela humanidade na descoberta do mundo circundante.
Os brinquedos infantis devem corresponder inteiramente a essa necessidade natural de descoberta, adequando-se a cada faixa etária e, portanto, aumentando em complexidade para idades maiores. Nesse critério se incluem desde os artefatos mais simples (bolas coloridas, bichinhos móveis) até os jogos mais sofisticados para o segundo setênio. Um papel especial é desempenhado pelas(os) bonecas(os), que acompanham o brincar infantil por muitos anos.
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